Página inicial > Administração > Graduação em Administração > Especialização em Administração Pública Municipal (EAPM)

Especialização em Administração Pública Municipal (EAPM)

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 15h34 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 20h23 | Acessos: 4700

Sobre a Especialização em Administração Pública Municipal (EAPM)

A formação do(a) gestor(a) público(a) municipal é o principal objetivo desta Pós-Graduação Lato-Sensu. Para tanto, o Programa foi concebido de modo a integrar, através da interdisciplinaridade, a base conceitual de Estado, Governo, Município, Desenvolvimento, Regionalidade, Contabilidade, Direito, Meio ambiente, Resíduos, Saneamento básico, Gestão Social, Saúde, Educação, Segurança, Pesquisa etc. Na prática, o(a) futuro(a) administrador(a) público(a) municipal desenvolverá competências, habilidades e conhecimentos em ferramentas de gestão, tais como planejamento, elaboração e avaliação de projetos e/ou políticas públicas, controle ambiental etc.

O Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização, denominado Curso de Especialização em Administração Pública Municipal, é ofertado pela Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis (UACC), do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) – Campus Sousa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com carga horária total de 500 h/a, sendo 410 h/a de disciplinas e mais 90 h/a para o Trabalho de Curso (TC). As disciplinas do Curso são lecionadas por meio de tecnologia remota (online), contemplada na modalidade Educação a Distância e regulamentada pelo Ministério da Educação e pela UFCG.

Esta foi criada no ano de 2020 e teve as suas atividades iniciadas no ano de 2021. A Especialização alcançou o total de 201 inscritos das mais variadas regiões do país. O seu objetivo é formar gestores(as) públicos habilitados(as) a administrar Organizações Públicas Municipais; Desenvolver competências, habilidades e conhecimentos em ferramentas de gestão pública e Discutir o dever de atuar com ética, accountability e espírito público, crítico e democrático.

O Curso possui atualmente 46 discentes ativos e 15 professores que compõem o quadro da UFCG ou docentes convidados de outras Instituições de Ensino Superior (IES). A escolha dos profissionais para o corpo docente obedeceu alguns critérios, como: a titulação de Doutor ou Mestre; participação em atividades de ensino e de pesquisa na graduação e/ou na pós-graduação, na área do Curso; vinculação ao quadro docente da UFCG; professores de outras Unidades acadêmicas da UFCG ou de outras Instituições de ensino superior que tenham produção científica relevante na área.

Atualmente a Professora Ms. Luma Michelly Soares Rodrigues Macri está à frente da Coordenação. A mesma compõe o Corpo docente da UACC, atuando no Curso de Administração. Para maiores informações, manter contato através do e-mail institucional: eapm.sousa@ufcg.edu.br

Documentos

RESOLUÇÃO Nº 05/2020 - Cria o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, denominado Curso de Especialização em Administração Pública Municipal, sob a responsabilidade da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais – Campus Sousa, da UFCG.

Aula inaugural - Crises, desafios e retomadas: um olhar a partir das Cidades.