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Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 19h19 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 15h25 | Acessos: 5033

Apresentação

É o setor responsável por promover e assegurar ações e serviços de apoio especializado para a garantia de acessibilidade e inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais em virtude de deficiência física, visual, auditiva ou intelectual, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, visando eliminar barreiras arquitetônicas, comunicacionais, informacionais, atitudinais e curriculares, que representem restrição à sua participação e ao seu desenvolvimento acadêmico e profissional. O NAI está localizado na Reitoria da UFCG, com o suporte de Setores de Apoio Local (SAL) em todos os campi. No CCJS, o NAI/SAL é composto por um psicólogo e um revisor de texto braile, que auxiliam as coordenações de curso e a Direção do CCJS a viabilizar os direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, através dos seguintes programas e serviços:

  • Programa de monitoria inclusiva;
  • Adaptação de recursos instrucionais, como material pedagógico e equipamentos;
  • Adaptação das atividades avaliativas
  • Adequação da estrutura arquitetônica e equipamentos físicos;
  • Atendimento psicológico.

 Objetivos

  • Auxiliar na implementação da política de acesso, permanência e participação dos alunos, docentes e técnico-administrativos com necessidade especial;
  • Identificar estudantes com necessidades educacionais especiais, professores e técnico-administrativos com necessidades especiais na UFCG;
  • Acompanhar e orientar, juntamente com as coordenações de cursos, a trajetória dos estudantes;
  • Sensibilizar a comunidade acadêmica em relação à inclusão de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou transtornos específicos;
  • Articular os setores e profissionais da UFCG e outras instituições e entidades da sociedade civil, para a melhoria do atendimento educacional;
  • Promover ações que envolvam a família e ou acompanhantes, com vistas ao pleno acesso e participação na vida institucional e a um melhor desempenho das pessoas envolvidas em suas respectivas atividades de ensino-aprendizagem, pesquisa, extensão e de natureza administrativa;
  • Apoiar a participação das pessoas com necessidades especiais nas atividades promovidas pela UFCG; VIII – identificar, diagnosticar e promover a eliminação das barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais e pedagógicas;
  • Apresentar e orientar a elaboração de recursos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos alternativos, com vistas ao apoio, reformulação, implantação e execução dos projetos pedagógicos de cursos, na perspectiva da educação inclusiva;
  • Fomentar a cultura de inclusão no âmbito da UFCG;
  • Mediar as negociações e convênios com possíveis parceiros (entidades ou instituições sociais), para atendimento das pessoas com necessidades especiais;
  • Promover eventos que envolvam a capacitação de servidores para a realização de práticas inclusivas no âmbito institucional;
  • Avaliar e propor diretrizes e metas de inclusão; XIV – manifestar-se, sempre que necessário, sobre assuntos didático-pedagógicos e administrativos, relacionados à inclusão.

Responsável(is)

Thales Fabrício da Costa e Silva

Psicólogo

thales.fabricio@tecnico.ufcg.edu.br

Contato: (83) 3521-3301

Laiane Elias Dantas Marques

Assistente Social

laiane.elias@tecnico.ufcg.edu.br

Contato: (83) 3521-3283

Aline Araújo de Oliveira Barbalho

Revisora de textos Braille

Contato: (83) 3521-3275

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