Divisão de Psicologia

Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 13h20 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 15h39 | Acessos: 6464

O que faz a Divisão de Psicologia (DPSI) do CCJS?

A DPSI atua junto aos alunos dos cursos de graduação, através de intervenções individuais e/ou coletivas, auxiliando nas questões psicológicas que interferem no processo de permanência no ensino superior. Intervém em demandas que envolvam: adaptação ao contexto universitário, processo ensino-aprendizagem, conflitos relativos aos ciclos de vida, relações interpessoais, entre outras que atravessam a saúde mental do estudante.

Além da atuação direta com o estudante, seja através do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) ou Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o psicólogo atua em outros processos institucionais, como composição de comissões, reuniões com professores, visitas domiciliares e/ou institucionais e articulação com a rede de saúde mental.

Como funciona o atendimento individual com o psicólogo do CCJS?

O psicólogo atua com o atendimento individual em caráter de acolhimento e escuta psicológica, logo, há encontros pontuais/breves para a intervenção. Neste sentido, não há a realização da psicoterapia, que é o tratamento psicológico destinado à solução de problemáticas cognitivas, emocionais e comportamentais; este trabalho é realizado pelo psicólogo clínico. Sendo assim, se o estudante apresentar traços e reconhecer a necessidade do processo psicoterapêutico, o psicólogo do CCJS sugerirá a procura por um psicólogo clínico.

Quem pode passar pelo atendimento individual?

Qualquer estudante dos cursos de graduação do CCJS pode procurar o psicólogo em algum momento da sua vida acadêmica, sem necessariamente precisar de psicoterapia ou estar com algum transtorno mental.

O que fazer para passar por um atendimento psicológico?

Para melhor organização do trabalho, os atendimentos individuais ocorrem por meio de agendamento, que pode ser realizado pessoalmente junto ao setor de psicologia, através dos e-mails thalespsic@gmail.com ou thales.costa@ufcg.edu.br ou  ou pelo ramal 3301.

A DPSI funciona às segundas e terças pela tarde e noite, e às quartas, quintas e sextas pela manhã e tarde, podendo haver variações pontuais.

Links: