Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English French German Italian Spanish

Opções de acessibilidade

Banner_inicial
Página inicial > Direito
Início do conteúdo da página

Graduação em Direito

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 15h00 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 18h53 | Acessos: 10148

Apresentação

A Faculdade de Direito de Sousa foi criada em 1 de maio de 1971, pela Lei Municipal nº 704, de 26 de abril de 1971, cabendo  Funda o Padre Ibiapina, de acordo com o convenio assinado com a Prefeitura Municipal, a implantar o do curso de Direito e sua administração.

Posteriormente, desligou-se da Fundação Padre Ibiapina com a criado da Fundação de Ensino Superior de Sousa; Em 11 de dezembro de 1979 foi encampada pela Universidade Federal da Paraíba, por fora da Resolução n:. 385/79, passou a constituir o Campus VI da UFPB, recebendo os servidores, os professores e os alunos da antiga Faculdade de Direito de Sousa.

No Campus VI funcionava somente o Curso de Direito, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. O curso foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação através do parecer 329/83 - Portaria N° 352/83. Em 2002 houve o desmembramento da UFPB e a consequente criação da Universidade Federal de Campina Grande pela Lei 10.419 de 09 de abril de 2002; Com o desmembramento, o CCJS - Campus IV da UFPB - passa a pertencer a UFCG, com a designação de Campus de Sousa, ainda funcionando nas mesmas instalações da antiga Faculdade de Direito, embora consideravelmente ampliadas e melhoradas; Em 14 de dezembro de 2012 o CCJS passa a funcionar em dois Campus, ambos situados na cidade de Sousa-PB; No Campus I, prédio da antiga Faculdade de Direito, passa a funcionar parte de suas atividades administrativas, cursos de pós-graduação, atividades práticas, além de pesquisa e extensão das duas Unidades Acadêmicas; No Campus II, recém-construído, passa a funcionar parte de suas atividades administrativas, bem como os cursos de Campus I.

Perfil da graduação e área de atuação

O Bacharel em Direito atua garantindo a ordem e a harmonia nas relações interpessoais de indivíduos e grupos da sociedade, aplicando as normas e leis vigentes no país, utilizando para tanto a legislação, a jurisprudência, a doutrina e outras fontes do Direito. Em suas atividades o bacharel em Direito deverá fazer uso de raciocínio jurídico, a argumentação, a persuasão e de reflexão crítica. O profissional atuante nesta área de conhecimento deverá ter como fundamento primordial a busca pela ética, justiça e a boa convivência entre os cidadãos, empregando domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

 

Links: 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página