Página inicial > CCJS-UFCG realiza Encontro Pedagógico 2023.2 com palestra intitulada: “Metodologias ativas no ensino superior”
Últimas notícias

• Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 22h32
  • Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 22h45
  • Acessos: 291

Evento teve como palestrante a professora da UFPB Ana Carolina Kruta. “Mesmo com recursos que nem sempre são os mais abundantes, podemos sim colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem”

A manhã desta terça-feira (27) foi de muito aprendizado e compartilhamento de experiências para os docentes do CCJS-UFCG de Sousa, sertão da Paraíba. Os professores do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) tiveram a oportunidade de acompanhar no auditório da Unidade II do Campus, uma palestra da professora do CCSA-UFPB, Ana Carolina Kruta de Araújo, no Encontro Pedagógico 2023.2.

A palestra teve como tema: Metodologias ativas no ensino superior. A professora Ana Carolina Kruta destacou a importância dessa abordagem nos tempos atuais, “A gente tratou um pouco de estratégias inovadoras de aprendizagem, mas não necessariamente vinculadas as tecnologias da informação. O nosso objetivo foi mostrar que diante da nossa realidade de universidade pública, com os nossos recursos, que nem sempre são os mais abundantes, podemos fazer o uso de metodologias ativas para melhorar as nossas aulas, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem”.

O evento contou com a participação de professores de todas as graduações ofertadas pelo CCJS-UFCG, compostas por Serviço Social, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Para o professor do curso de Direito, Giliard Cruz, este é um momento em que o professor passa a condição de aluno para aprender, “O Encontro Pedagógico constitui-se como um momento de aprendizado sobre as melhores práticas pedagógicas, as novas estratégias, métodos e técnicas de ensino, é também momento de fazermos reflexões e discussões sobre a própria educação e seu papel transformador da sociedade, com a formação de bons profissionais. E hoje, pudemos viver esse momento com a palestra da professora Ana Carolina Kruta”.

O professor Reginaldo França Júnior do curso de Serviço Social reforçou que o momento foi empolgante e reflexivo, “Foi um momento de suma importância, pois instiga os docentes a repensarem a tríade ensino-pesquisa-extensão para além do tradicional. É importante refletirmos sobre o dia a dia acadêmico e a necessidade de inovar a prática docente com atividades que conciliem a apreensão do conhecimento das áreas de formação com técnicas pedagógicas propositivas, criativas e que estimulem a construção do saber”, declarou.