Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English French German Italian Spanish

Opções de acessibilidade

Banner_inicial
Página inicial > Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Setembro Amarelo: CCJS-UFCG oferece atendimento psicológico gratuito

  • Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 19h39
  • Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 22h48
  • Acessos: 1233

 

 

Ação acontece em parceria com o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE). Atendimentos são realizados de forma presencial no bloco dos professores.

Estima-se que de 15% a 25% dos estudantes universitários apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante a sua formação universitária (VASCONCELOS, et al. 2015), sendo que 15 a 29% podem apresentar transtorno de ansiedade durante sua vida acadêmica (CARDOZO, et al. 2016).

Iniciada em 2015, a campanha brasileira Setembro Amarelo visa conscientizar a todos sobre a prevenção ao suicídio. Neste mês tão importante, o CCJS-UFCG se irmana nesta luta, acolhendo a todos os estudantes universitários que passam por algum tipo de transtorno.

O NAE (Núcleo de Assistência Estudantil) faz parte da rede de apoio ao Setembro Amarelo. Os atendimentos são realizados de forma presencial no Campus do CCJS-UFCG (BR-230). As salas de atendimento estão situadas no bloco do ambiente dos professores.

Os atendimentos são realizados através do Núcleo de Psicologia. A principal atividade disponibilizada pela instituição é o acolhimento psicológico com agendamento de horário.

"Dependendo da situação, um ou dois encontros já podem ser suficientes para sanar a demanda do estudante, porém, alguns casos exigem mais encontros. Se o estudante precisar de uma demanda psiquiátrica, prioritariamente, nós encaminhamos aos CAPS ou outras unidades de saúde para os cuidados necessários", destacou Thales Costa, Psicólogo do CCJS-UFCG (Campus Sousa-PB).

Para a Assistente Social, Laiane Elias, esta luta tem total relação com a questão social. "É importante lembrar que não existe cuidado em saúde mental sem combater a desigualdade social. Nesse contexto, o NAE do CCJS-UFCG tem contribuído nesse processo por meio dos serviços de psicologia e Serviço Social, através do acolhimento e escuta ao estudante".

Sendo assim, você estudante universitário que passa por alguma dificuldade, não sofra em silêncio, procure ajuda. Aqui no CCJS-UFCG nós iremos te acolher.

Por ASCOM-CCJS-UFCG (Campus Sousa-PB)

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página